Era para ser uma tarde cultural apreciando os delírios visuais do holandês Maurits Cornelis Escher em exposição no Centro Cultural Branco do Brasil, no Rio de Janeiro. Mas, o que o jornalista André Fischer, o namorado dele, um amigo e uma amiga encontraram foi uma dupla demonstração: primeiro, do quanto a homofobia ainda pode ser estridente; segundo, do quanto, em alguns ambientes, ela é cada vez mais vista como uma aberração a ser condenada.

Em texto publicado no site MixBrasil, do qual é diretor, André conta que conversava com os amigos na fila quando, sem motivo aparente, uma mulher mandou que eles se afastassem dela em termos, digamos, pouco polidos: “suas bichas escrotas, eu sei que vocês são viados, saiam de perto de mim”. Claro que a confusão se instalou.

O que torna o caso diferente de centenas de homofobia registradas diariamente em todo o país são o perfil da agressora e a reação que provocou. Pela descrição de André e a foto publicada no MixBrasil, a mulher não parece ter mais de 35 anos, apresentava diversas tatuagens e uma aparência “descolada”. Claro que não se trata de ressuscitar as teorias de Lombroso, mas nada na aparência da mulher indicaria uma postura tão agressiva e conservadora em relação a homossexuais.

Mas o que a história traz de realmente notável é a reação das pessoas que assistiram à cena. Segundo André, seguranças do CCBB recomendaram que ele chamasse a polícia para denunciar a situação, alguns se comprometendo a testemunhar formalmente. Enquanto isso, as pessoas na fila manifestavam reprovação à atitude de mulher e apoio ao grupo. Ninguém teve coragem de, mesmo de forma velada, ficar do lado dela – que conseguiu ir embora antes de a polícia chegar.

Talvez atitudes homofóbicas como a da mulher no CCBB não desapareçam nunca – e os indicadores de violência contra gays no Brasil continuam assustadores –, mas a reação ao incidente pode indicar que esse tipo de comportamento pode não passar mais impune com tanta facilidade.

Na fila de uma exposição no Rio, histeria contra gays não encontra apoio

Tags:  , , , , ,