Como autor de um blog de tecnologia e gadgets, sou um exemplo clássico daquele usuário que tem uma enorme necessidade em ter o último lançamento de uma determinada empresa. A verdade é que nós nunca estamos satisfeitos, queremos sempre algo a mais.

Para quem não conhece a “Síndrome do último gadget”, vou dar um exemplo prático. Desde o ano passado sou o feliz proprietário de um iPad, um aparelho que revolucionou a minha vida, ao permitir que eu leve comigo todas as minhas apresentações, anotações, meus jogos favoritos e aqueles documentos importantes, em um tablet que ocupa menos espaço na minha mochila do que um caderno de papel.

Pois bem, com o lançamento do iPad 2 no mês passado, eu tenho que confessar a vocês que já estou encarando o meu antes idolatrado tablet com outros olhos, como se da noite para o dia ele tivesse perdido seu apelo, e boa parte da sua graça. Isto já aconteceu comigo com o iPhone, e com outros incontáveis gadgets, sempre que sai um modelo novo, o antigo perde boa parte do seu charme.

Mais do que o famoso “campo de distorção da realidade” de Steve Jobs, o que acontece é algo simples, nós sempre queremos estar com um aparelho que seja topo de linha, e nunca estaremos plenamente satisfeitos com a nossa compra, pois mesmo o gadget mais potente só vai ser um aparelho de ponta durante um breve período de tempo, até que seja lançada uma versão mais nova, ou que algum concorrente consiga superá-lo.

Não entre em depressão sempre que a Apple ou outra empresa lançar o produto mais novo. Ao invés disto, pense que você está economizando e investindo para comprar a próxima versão, que vai sair só no ano que vem, e que certamente será muito mais avançada.

Além desta verdadeira obsessão por produtos eletrônicos recém lançados, também existem outros sintomas de que você está sendo consumido pela necessidade de consumir. A falta de tempo para a sua vida pessoal é um indício clássico, e  se você é mais um adepto da tribo dos que se dedicam 24 horas por dia ao trabalho para tentar comprar sua casa própria, ou quem sabe aquele modelo mais novo do seu carro favorito, eu tenho certeza de que você sabe do que eu estou falando.

Obter sucesso na vida profissional é fundamental para qualquer pessoa, mas é preciso tomar cuidado para não se deixar dominar pela ânsia pelo consumo, e focar no que realmente importa na nossa vida.

Como evitar que essa febre domine a sua vida nick ellis

Nick Ellis é o editor-chefe do TechTudo, CEO do Digital Drops, Meio Bit e AppStore Blog, e fundador do Blog de Brinquedo. Ele foi eleito o "Geek do Ano" pela revista Pix, e participa do Nerdcast, onde é conhecido como Mr. Nice Guy.

Tags:  , , , , , ,